top of page

Estrutural Organizacional da Paineira Escola Waldorf

“As pessoas que trabalham juntas em uma espécie de fraternidade são magos, porque atraem seres superiores ao seu círculo. Quando alguém trabalha em comunidade a partir do amor fraternal, seres superiores efetivamente se manifestam. Ao entregarmo-nos à fraternidade, esta doação de nós mesmos, este fundirmo-nos em uma totalidade resulta em um fortalecimento de nossos órgãos. Logo, ao falar ou atuar como membros de tal comunidade, não é o humano individual que atua ou fala em nós, mas o Espírito da comunidade. Este é o segredo para o progresso da humanidade do futuro, trabalhar através de comunidades.” 

 

Rudolf Steiner - A fraternidade e a luta pela existência

Entendemos que o desenvolvimento organizacional da Escola (coletivo) e o desenvolvimento individual é constante e devemos cuidar e planejar com essa consciência e respeito. Temos muito a caminhar e a ser implementado, mas muito já foi conquistado e gostaríamos de apresentar nossa atual Estrutura Organizacional para que as famílias possam compreender um pouco melhor como funcionamos.

 

As Escolas Waldorf são criadas a partir do interesse coletivo de um grupo de pessoas que se identificam com os princípios pedagógicos e antroposóficos de Rudolf Steiner. Assim, é fácil perceber que cada escola tem uma história em particular. Embora sendo privadas, elas não pertencem a um dono, são mantidas por uma associação.

 

Atualmente a Paineira Escola Waldorf é mantida pela Associação Pedagógica Parsifal (APP), sociedade civil sem fins lucrativos. Qualquer pessoa que se identifica com os princípios pedagógicos e antroposóficos e queira associar-se é bem- vinda, basta manifestar seu interesse ao professor de classe. Atualmente a APP conta com 57 sócios, sendo estes: famílias que possuem filhos matriculados ou de ex-alunos, professores e amigos da Escola.

 

São órgãos da Associação: a Assembléia Geral, composta por todos os associados; a Diretoria, composta de 5 a 7 sócios (atualmente é composta por 3 professoras, 2 mães e 2 pais de alunos), e o Conselho Fiscal Composto por 1 ou 2 membros, conforme mostra o gráfico a seguir. (O Trabalho da Diretoria e do Conselho Fiscal é voluntário e não remunerado.)

 

Estrutura Atual da Associação Pedagógica Parsifal - APP

 

 

 

A Paineira Escola Waldorf adota a Autogestão ou também chamada de Gestão Participativa, fundamentada pela Trimembração do Organismo Social proposta por Rudolf Steiner: Liberdade no âmbito da atividade cultural e espiritual, Igualdade no âmbito jurídico-administrativo e Fraternidade no âmbito econômico.

 

A responsabilidade pela administração da Escola não é de uma pessoa contratada para um cargo diretor, e sim, por um grupo formado por representantes voluntários da Diretoria da Associação Pedagógica Parsifal e por professores e funcionários contratados. O processo decisório é por consentimento e não por decisão majoritária e são registrados em ata.

 

A operacionalização deste formato de Gestão Participativa acontece através da organização de Círculos ou Comissões de Trabalho formadas por um grupo de pessoas que atuam em direção a um propósito comum. São dinâmicos e mutáveis, ou seja, podem ser criados e extintos conforme a realidade. Dentro dos grupos não existem hierarquia de poderes, mas sim hierarquia de propósitos.    

 

A seguir é apresentada a atual estrutura de funcionamento da Escola, sabendo que as crianças e jovens estão sempre no centro de todas as tomadas de decisão da Paineira Escola Waldorf, pois eles são a nossa razão de existir. No gráfico as crianças e jovens estão representados como o coração da nossa Escola.

 

Conselho Pedagógico: é composto por todos os professores. Este conselho é o responsável pela coordenação e organização pedagógica da Escola. 

 

Na Trimembração representa a Liberdade: vida cultural e espiritual.

 

                Conferência Interna: A Conferência Interna é o órgão central do  Conselho Pedagógico.

                Suas atribuições são o zelo pela proposta pedagógica, ouvidoria de pais e professores que precisam de                   encaminhamentos pedagógicos, além da contratação e demissão de professores. Seus membros são                       indicados e eleitos periodicamente pelo Conselho Pedagógico.

 

                Diretoria Pedagógica: Eleita pelo Conselho Pedagógico, representa a escola no âmbito legal junto à                     Secretaria de Ensino. Dentre outras atribuições, garante o cumprimento da legislação educacional e                       conduz o processo de gestão relacionado às questões pedagógicas da Escola, acompanhamento das                       atividades de planejamento educacional, elaboração e organização de calendário anual e atividades da                 secretaria. Esta Diretora atua em parceria direta com o Conselho Pedagógico e a Diretoria da APP.

 

Administração da Escola: composta por uma equipe de Colaboradores contratados para que o exercício da prática pedagógica possa ocorrer sob as melhores condições possíveis. São responsáveis por:

  1. Atendimento às famílias;

  2. Atividade operacional administrativa e financeira;

  3. Manutenção dos ambientes e funcionamento da escola;

  4. Alimentação dos alunos.

 

Atualmente esta equipe é coordenada por uma Gestora Administrativa e Financeira.

 

Diretoria da Associação Pedagógica Parsifal: acima mencionada.

 

Na Trimembração representa a Igualdade: vida normativa.

 

 

Conselho de Famílias: composto pelos familiares dos alunos matriculados na Paineira, é coordenado e organizado por Representantes de classe eleitos pela turma. O objetivo desse Conselho é contribuir ativamente para o funcionamento da Escola, em harmonia com o Conselho Pedagógico e com a Diretoria, mobilizando as famílias e respeitando os princípios pedagógicos e antroposóficos da Paineira. Os familiares dos alunos podem atuar de diversas formas, seja através de alguma Comissão de Trabalho ou através de iniciativas de projetos.

 

Na Trimembração representa a Fraternidade: vida econômica.

 

Comissões de Trabalho: são formadas de acordo com as necessidades que surgem e são compostas por famílias e professores voluntariamente. Atualmente a Escola possui as seguintes Comissões formadas: 

  1. Comissão de Comunicação; 

  2. Comissão de Bolsas e Descontos; 

  3. Comissão de Inclusão e 

  4. Comissão de Orçamento Participativo. 

 

Durante o ano letivo normalmente ainda se formam as Comissões das épocas festivas: Páscoa, São João, Micael e Natal.

Este texto é um resumo extraído de um documento mais extenso e completo que pode ser lido na íntegra AQUI.

CONTATO PARA AS ÁREAS DESCRITAS

Screen Shot 2022-02-14 at 22.06.35.png

ASSUNTO

CONTATO

RESPONSÁVEL ATUAL

EMAIL

Questões pedagógicas referente ao desempenho escolar do aluno

Professor (a) de classe

Professor (a) de classe

Pessoalmente

Conferência Interna

Conferência Interna

Gestão pedagógica

Questões operacionais e administrativas

Gestora da Escola

Flávia Beatris

Questões operacionais e financeiras

Secretária administrativa e financeira

Renata Delgado

Efetivação de matrícula e documentação 

escolar

Secretária Pedagógica

Ângela

Questões relacionadas à Associação Pedagógica Parsifal

Diretoria da APP

Diretoria da APP

Screen Shot 2022-02-14 at 22.06.14.png

Questões relacionadas à Comunicação 

Atendimento e RH

Comissão de Comunicação

Secretária RH

Comissão de Comunicação

Jocilene

paineira logo.png

O Guia de referência tem por objetivo descrever de forma resumida a história e funcionamento da nossa escola.
Leiam com bastante atenção, e em caso de dúvidas estamos a disposição.


 

bottom of page