Em 1985 as primeiras crianças chegavam...
Por Martha Krambeck
​
Em 1985 as primeiras crianças chegavam à nossa pequena escola denominada “Recreação infantil”.
Éramos bem pequenos, comparados a uma árvore, talvez do tamanho de uma semente.
Leituras específicas sobre a Pedagogia Waldorf desencadearam o trabalho prático iniciado em 05 de agosto de 1985.
​
Entusiasmo e confiança nos ideais diferenciados e renovadores da Pedagogia Waldorf contagiaram a todos, e as primeiras 15 crianças trouxeram suas famílias que, juntas com os professores e apoiadores, trabalharam para implantar e consolidar esta pedagogia em Juiz de Fora.


Jardim-Escola Paineira
O crescimento nos impulsionava a buscar novos espaços e, assim, em 1987 um dos pais nos ofereceu uma casa maior, no Bairro Paineiras.Neste momento a escola passou a se chamar “Jardim Escola Paineira”, homenagem à expressiva árvore que embelezava as proximidades da escola. Em 1988 a Senhora Christha Glass assumiu a tutoria da Educação Infantil e recebemos a professora Eleonore Pollklaesner que viria a ser a nossa tutora do Ensino Fundamental.
O crescimento nos impôs novas necessidades. Em 1989 os pais, orientados pela “Associação Pedagógica Rudolf Steiner” de São Paulo, instituíram a Associação Pedagógica Parsifal, que em 1990 ganhou personalidade jurídica e foi reconhecida como Entidade Pública Municipal. Em 1991, o Jardim Escola Paineira foi legalizado junto à 18ª Delegacia Regional de Ensino/ MG.
Neste mesmo ano, a Escola vinculou-se à Associação Pedagógica Rudolf Steiner de São Paulo, o que favoreceu a regularização da Escola nos aspectos trabalhistas e previdenciários, e assim permanecemos até 1995.
Em 1992 surgiu a primeira classe de alfabetização, iniciandose o movimento para a implantação do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Novamente o espaço físico tornou-se insuficiente e ocorreu a mudança para o bairro Santa Helena. A necessidade de uma sede própria mobilizava a comunidade escolar em ações para angariar fundos. Éramos uma comunidade muito ativa.

Ensino Fundamental
Em 1994, Sr. Dieter Pommerening, presidente da Internacionale Vereinigung der Waldorfkindergarten, visitou-nos e decidiu nos apoiar com um empréstimo. Em 1995 nos desvinculamos da Associação Pedagógica Rudolf Steiner de São Paulo e a Associação Pedagógica Parsifal passou efetivamente a atuar como mantenedora da Escola, assumindo toda a administração jurídico-financeira. Nesta ocasião, a escola havia mudado para o bairro Bom Pastor. A necessidade da sede própria era premente e, finalmente, com muita alegria, em 1998 conseguimos adquirir, no bairro São Pedro, nossa tão almejada sede própria.
Em 1999, já na sede própria, iniciamos o 1º ciclo do Ensino Fundamental, obras de ampliação foram necessárias e concluídas em 2002.
Em 2006 intensificaram-se as ações para viabilizar a implantação do 2º ciclo do Ensino Fundamental. Por meio do empenho dos pais e dos diretores da Associação, foi possível a aquisição do terreno da atual sede da Escola. Para isto houve ampla mobilização e um profundo exercício social por parte da comunidade escolar, que adquiriu lotes no extenso terreno, possibilitando a compra da área que hoje ocupamos.

Obras da sede atual
Em 2007 implantou-se o 2º ciclo do Ensino Fundamental e no novo terreno iniciaram-se as obras da nova sede.
Em pleno canteiro de obras, em cerimônia comemorativa, foi colocada a pedra fundamental com a presença da comunidade escolar, ex-alunos, seus familiares, o grupo de euritimia Terra Brasilis da escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, nossa tutora professora Eleonore Pollklaesner e o Sr. Carlos Maranhão, presidente da Associação Antroposófica do Brasil.
Em 1º de maio de 2009, com a estrutura básica pronta, em um grande mutirão de pais e professores, a Escola mudou-se para a atual sede na Avenida Senhor dos Passos 2102, no bairro São Pedro.
​
Em 2012 consolidou-se o nome Paineira Escola Waldorf, mediante autorização da Secretaria Estadual de Educação. Em 2018, abrimos o Ensino Médio.
Aquela sementinha plantada em 1985 germinou. E chegamos hoje, com a Paineira Escola Waldorf, numa estrutura física de 10mil metros quadrados, atendendo mais de 300 alunos do Maternal ao 12o ano do Ensino Médio.

O desejo de implementar o Ensino Médio começa a pulsar forte na comunidade escolar. Os professores e as famílias investem seus esforços e estudos para que se inicie o processo de implementação e assim conseguirmos implementar toda a Educação Básica na Paineira Escola Waldorf.
Desta forma, em 2018, conseguimos a autorização dos órgãos competentes para iniciarmos o Ensino Médio em 2019. Não bastante os desafios que essa nova empreitada nos impunha para oferecermos uma educação com os princípios da Pedagogia Waldorf aos nossos jovens, fomos surpreendidos, assim como, literalmente, todo o mundo por uma pandemia causada pelo corona vírus no início de 2020.
Em 16 de março de 2020 nossas portas se fecharam e nos vimos impedidos do convívio com os nossos alunos. O que nos era tão caro e tão vital não mais podia acontecer. O olho no olho, o bom dia caloroso na entrada da sala de aula, os afagos, os abraços, o ruído das vozes na hora do recreio, as brincadeiras coletivas, o canto, o som dos instrumentos, as risadas que enchiam a Escola deixaram de existir temporariamente.
​
O que fazer? Como fazer? E, corajosamente, e ao mesmo tempo cautelosamente nossos professores foram encontrando o caminho para estabelecer e fortalecer o vínculos com seus alunos à distância remota. Foi necessário aos professores revisitar fundamentos, reinventar ações, olhar de frente, de forma gentil, coletiva e corajosa para buscar formas de conduzir suas classes. A Escola entrou nos lares e os familiares tornaram-se nossas grandes parceiras na condução das crianças e dos jovens em um grande e longo processo diário que requer compreensão e maturidade de todos os envolvidos.
Assim chegamos em setembro de 2021, especialmente na semana em que celebramos o Arcanjo Micael que nos encoraja a ações, e nos vem a oportunidade de reabrirmos nossos portões aos nossos alunos. Cheio de boas expectativas, esperança e alegria o colegiado se prepara para o retorno tão almejado desde o início da pandemia, em março de 2020 e às Hierarquias Espirituais Superiores pedimos Força, Coragem e Luz. E, em meio a tantas expectativas e emoções, teremos nossa primeira turma do Ensino Médio se formando assim que retornemos às atividades.
Professores
Conheça aqui os professores da Paineira Escola Waldorf e suas áreas e atuação:
MATERNAL
Professora Alzira, Professora Mariléia, Professora Andreia e Professora Vanessa
​
JARDIM
Professora Eliane, Professora Janaína, Professora Rosemery e Professor Vitor
​
FUNDAMENTAL
1º ano: Professora Januária
2º ano: Professora Felipe
3º ano: Professora Carla
4º ano: Professora Isadora
5º ano: Professora Barbara
6º ano: Professora Ana Paula
7º ano: Professora Paula
8º ano: Professora Aline
​
ENSINO MÉDIO (TUTORES)
9º ano: Professora Vitor Barroso
10º ano: Professor Ivan
11º ano: Professora Janaina Barbosa
12º ano: Professora Luciano Baptista
-
Erica Delgado - Tutora dos professores do Ensino Médio
​
PROFESSORES DE MATÉRIAS ESPECÍFICAS
Música: Professor Tude, Professor Luciano Baptista e Professora Silvana
Língua Portuguesa: Professor Édimo e Professora Iolanda
Língua Inglesa: Professor Luciano Henrique
Língua Alemã: Professores Victor Barroso
Biologia: Professora Janaína Barbosa
Fisica: Professor Mateus
Química: Professor Mateus
Matemática: Professora Danielle e Professora Evelaine
Geografia: Professor Ivan
História: Professor Ivan
História da Arte, Filosofia, Religiosidade: Professora Erica Delgado
Educação Física: Professora AlSandrine e Professor Rafael
Euritmia: Professora Rita Perim
Trabalhos Manuais: Professora Fábia Neves
Marcenaria: Professor Raimundo
Professora Substituta: Professora Júlia
Tutora do Fundamental I: Professora Helena
Tutora do Fundamental 2: Professora Érica
Professora de Apoio: Professora Mônica Reis
Pianista: Letícia Machado