Primeiras Crianças.png

Em 1985,
as primeiras crianças chegavam...

Por Martha Krambeck

Em 1985, as primeiras crianças chegaram à nossa pequena escola, inicialmente denominada "Recreação Infantil". Éramos pequenos, comparáveis a uma semente em tamanho.

A inspiração na Pedagogia Waldorf, advinda de leituras específicas, deu início ao trabalho prático em 5 de agosto de 1985. O entusiasmo e a confiança nos ideais renovadores da Pedagogia Waldorf contagiaram a todos, e as primeiras 15 crianças trouxeram suas famílias. Juntos, professores, apoiadores e famílias trabalharam para implantar e consolidar essa pedagogia em Juiz de Fora.

Com o crescimento, surgiu a necessidade de novos espaços. Em 1987, um dos pais ofereceu uma casa maior no Bairro Paineiras, momento em que a escola passou a se chamar "Jardim Escola Paineira", em homenagem à árvore significativa que embelezava as proximidades. No ano seguinte, a Sra. Christha Glass assumiu a tutoria da Educação Infantil, e recebemos a professora Eleonore Pollklaesner, que se tornaria nossa tutora do Ensino Fundamental.

O crescimento contínuo trouxe novas necessidades. Em 1989, os pais, orientados pela "Associação Pedagógica Rudolf Steiner" de São Paulo, estabeleceram a Associação Pedagógica Parsifal, que obteve personalidade jurídica e foi reconhecida como Entidade Pública Municipal em 1990. No mesmo ano, a legalização da escola junto à 18ª Delegacia Regional de Ensino/MG foi efetivada.

Em 1992, a primeira classe de alfabetização foi formada, marcando o início do movimento para a implantação do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Novamente, o espaço físico tornou-se insuficiente, levando à mudança para o Bairro Santa Helena. A necessidade de uma sede própria mobilizou a comunidade escolar em ações para angariar fundos.

Em 1994, o Sr. Dieter Pommerening, presidente da Internacionale Vereinigung der Waldorfkindergarten, visitou-nos e decidiu apoiar-nos com um empréstimo. No ano seguinte, desvinculamo-nos da Associação Pedagógica Rudolf Steiner de São Paulo, e a Associação Pedagógica Parsifal assumiu a administração jurídico-financeira. Em 1998, conseguimos adquirir nossa sede própria no Bairro São Pedro.

Em 1999, iniciamos o 1º ciclo do Ensino Fundamental na nova sede, e obras de ampliação foram concluídas em 2002.

Em 2006, intensificaram-se as ações para viabilizar o 2º ciclo do Ensino Fundamental. Por meio do empenho dos pais e dos diretores da Associação, foi adquirido o terreno da atual sede da Escola. Em 2007, implantou-se o 2º ciclo do Ensino Fundamental, e as obras da nova sede começaram.

Em 2009, com a estrutura básica pronta, a Escola mudou-se para a sede atual na Avenida Senhor dos Passos, 2102, no Bairro São Pedro.

Em 2012, consolidou-se o nome Paineira Escola Waldorf, e em 2018, abrimos o Ensino Médio.

Aquela sementinha plantada em 1985 germinou. Chegamos hoje, com a Paineira Escola Waldorf, em uma estrutura física de 10 mil metros quadrados, atendendo alunos do Maternal ao 12º ano do Ensino Médio.

O desejo de implementar o Ensino Médio pulsava forte na comunidade escolar. Professores e famílias investiram esforços e estudos para iniciar o processo de implementação, alcançando autorização para o início em 2019. Contudo, fomos surpreendidos pela pandemia de coronavírus no início de 2020.

Em 16 de março de 2020, nossas portas fecharam-se, impedindo o convívio com os alunos. Entretanto, os professores encontraram caminhos para estabelecer e fortalecer os vínculos à distância. O apoio das famílias foi essencial nesse processo.

Em setembro de 2021, com esperança e alegria, nos preparamos para reabrir nossos portões. O colegiado aguardou ansiosamente o retorno tão almejado desde o início da pandemia, contando com as Hierarquias Espirituais Superiores para nos guiar. E, em meio às expectativas e emoções, formamos nossa primeira turma do Ensino Médio.

Hoje recebemos mais de 350 famílias diariamente, temos 32 professores, 13 auxiliares de sala, 15 auxiliares de serviços gerais, 3 secretárias e estagiários que se dedicam dia e noite ao melhor funcionamento da instituição.

polaroids.png

Língua Portuguesa: Professor Édimo e Professora Iolanda

Marcenaria: Professor Raimundo

Matemática: Professora Danielle e Professora Evelaine