Em 1985 as primeiras crianças chegavam...

Por Martha Krambeck

Em 1985 as primeiras crianças chegavam à nossa pequena escola denominada “Recreação infantil”.

Éramos bem pequenos, comparados a uma árvore, talvez do tamanho de uma semente.

 

Leituras específicas sobre a Pedagogia Waldorf desencadearam o trabalho prático iniciado em 05 de agosto de 1985. 

Entusiasmo e confiança nos ideais diferenciados e renovadores da Pedagogia Waldorf contagiaram a todos, e as primeiras 15 crianças trouxeram suas famílias que, juntas com os professores e apoiadores, trabalharam para implantar e consolidar esta pedagogia em Juiz de Fora.

Screen Shot 2021-08-26 at 16.07.58.png
Screen Shot 2021-08-26 at 16.08.05.png

Jardim-Escola Paineira

O crescimento nos impulsionava a buscar novos espaços e, assim, em 1987 um dos pais nos ofereceu uma casa maior, no Bairro Paineiras.Neste momento a escola passou a se chamar “Jardim Escola Paineira”, homenagem à expressiva árvore que embelezava as proximidades da escola. Em 1988 a Senhora Christha Glass assumiu a tutoria da Educação Infantil e recebemos a professora Eleonore Pollklaesner que viria a ser a nossa tutora do Ensino Fundamental.

 

O crescimento nos impôs novas necessidades. Em 1989 os pais, orientados pela “Associação Pedagógica Rudolf Steiner” de São Paulo, instituíram a Associação Pedagógica Parsifal, que em 1990 ganhou personalidade jurídica e foi reconhecida como Entidade Pública Municipal. Em 1991, o Jardim Escola Paineira foi legalizado junto à 18ª Delegacia Regional de Ensino/ MG.

Neste mesmo ano, a Escola vinculou-se à Associação Pedagógica Rudolf Steiner de São Paulo, o que favoreceu a regularização da Escola nos aspectos trabalhistas e previdenciários, e assim permanecemos até 1995.

Em 1992 surgiu a primeira classe de alfabetização, iniciandose o movimento para a implantação do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Novamente o espaço físico tornou-se insuficiente e ocorreu a mudança para o bairro Santa Helena. A necessidade de uma sede própria mobilizava a comunidade escolar em ações para angariar fundos. Éramos uma comunidade muito ativa.

Screen Shot 2021-08-26 at 16.08.11.png

Ensino Fundamental

Em 1994, Sr. Dieter Pommerening, presidente da Internacionale Vereinigung der Waldorfkindergarten, visitou-nos e decidiu nos apoiar com um empréstimo. Em 1995 nos desvinculamos da Associação Pedagógica Rudolf Steiner de São Paulo e a Associação Pedagógica Parsifal passou efetivamente a atuar como mantenedora da Escola, assumindo toda a administração jurídico-financeira. Nesta ocasião, a escola havia mudado para o bairro Bom Pastor. A necessidade da sede própria era premente e, finalmente, com muita alegria, em 1998 conseguimos adquirir, no bairro São Pedro, nossa tão almejada sede própria.

Em 1999, já na sede própria, iniciamos o 1º ciclo do Ensino Fundamental, obras de ampliação foram necessárias e concluídas em 2002.

Em 2006 intensificaram-se as ações para viabilizar a implantação do 2º ciclo do Ensino Fundamental. Por meio do empenho dos pais e dos diretores da Associação, foi possível a aquisição do terreno da atual sede da Escola. Para isto houve ampla mobilização e um profundo exercício social por parte da comunidade escolar, que adquiriu lotes no extenso terreno, possibilitando a compra da área que hoje ocupamos.

IMG-20181005-WA0022.jpg

Obras da sede atual

Em 2007 implantou-se o 2º ciclo do Ensino Fundamental e no novo terreno iniciaram-se as obras da nova sede.

Em pleno canteiro de obras, em cerimônia comemorativa, foi colocada a pedra fundamental com a presença da comunidade escolar, ex-alunos, seus familiares, o grupo de euritimia Terra Brasilis da escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, nossa tutora professora Eleonore Pollklaesner e o Sr. Carlos Maranhão, presidente da Associação Antroposófica do Brasil.

Em 1º de maio de 2009, com a estrutura básica pronta, em um grande mutirão de pais e professores, a Escola mudou-se para a atual sede na Avenida Senhor dos Passos 2102, no bairro São Pedro.


 

Em 2012 consolidou-se o nome Paineira Escola Waldorf, mediante autorização da Secretaria Estadual de Educação. Em 2018, abrimos o Ensino Médio.


 

Aquela sementinha plantada em 1985 germinou. E chegamos hoje, com a Paineira Escola Waldorf,  numa estrutura física de 10mil metros quadrados, atendendo mais de 300 alunos do Maternal ao 12o ano do Ensino Médio.

WhatsApp Image 2021-09-13 at 10.35.54 (4).jpeg

O desejo de implementar o Ensino Médio começa a pulsar forte na comunidade escolar. Os professores e as famílias investem seus esforços e estudos para que se inicie o processo de implementação e assim conseguirmos implementar toda a Educação Básica na Paineira Escola Waldorf.

 

Desta forma, em 2018, conseguimos a autorização dos órgãos competentes para iniciarmos o Ensino Médio em 2019. Não bastante os desafios que essa nova empreitada nos impunha para oferecermos uma educação com os princípios da Pedagogia Waldorf aos nossos jovens, fomos surpreendidos, assim como, literalmente, todo o mundo por uma pandemia causada pelo corona vírus no início de 2020.

 

Em 16 de março de 2020 nossas portas se fecharam e nos vimos impedidos do convívio com os nossos alunos. O que nos era tão caro e tão vital não mais podia acontecer. O olho no olho, o bom dia caloroso na entrada da sala de aula, os afagos, os abraços, o ruído das vozes na hora do recreio, as brincadeiras coletivas, o canto, o som dos instrumentos, as risadas que enchiam a Escola deixaram de existir temporariamente.

O que fazer? Como fazer? E, corajosamente, e ao mesmo tempo cautelosamente nossos professores foram encontrando o caminho para estabelecer e fortalecer o vínculos com seus alunos à distância remota. Foi necessário aos professores revisitar fundamentos, reinventar ações, olhar de frente, de forma gentil, coletiva e corajosa para buscar formas de conduzir suas classes. A Escola entrou nos lares e os familiares tornaram-se nossas grandes parceiras na condução das crianças e dos jovens em um grande e longo processo diário que requer compreensão e maturidade de todos os envolvidos.

 

Assim chegamos em setembro de 2021, especialmente na semana em que celebramos o Arcanjo Micael que nos encoraja a ações, e nos vem a oportunidade de reabrirmos nossos portões aos nossos alunos. Cheio de boas expectativas, esperança e alegria o colegiado se prepara para o retorno tão almejado desde o início da pandemia, em março de 2020 e às Hierarquias Espirituais Superiores pedimos Força, Coragem e Luz. E, em meio a tantas expectativas e emoções, teremos nossa primeira turma do Ensino Médio se formando assim que retornemos às atividades. 

Professores

Conheça aqui os professores da Paineira Escola Waldorf e suas áreas e atuação:

MATERNAL

Professora Alzira, Professora Mariléia, Professora Andreia e Professora Sandra Correia

JARDIM

Professora Eliane, Professora Janaína, Professora Rosemery e Professor Vitor

FUNDAMENTAL

1º ano: Professor Felipe

2º ano: Professora Carla

3º ano: Professora Isadora

4º ano: Professora Bárbara

5º ano: Professora Júlia

6º ano: Professora Paula 

7º ano: Professora Aline

8º ano: Professora Vanessa

ENSINO MÉDIO (TUTORES)

9º ano: Professora Janaína Barbosa  

10º ano: Professor Luciano Baptista

11º ano: Professora Danielle Mello

12º ano: Professora Danielle Mello

PROFESSORES DE MATÉRIAS ESPECÍFICAS

Música: Professor Tude, Professor Luciano Baptista e Professora Silvana

Língua Portuguesa: Professor Édimo e Professora Iolanda

Língua Inglesa: Professor Luciano Henrique e Professora Aline

Língua Alemã: Professores Victor Barroso e Professora Dorothea

Literatura: Professora Alexandra

Biologia: Professora Janaína Barbosa

Fisica: Professor Mateus

Química: Professor Victor Gomes

Matemática: Professora Danielle e Professora Evelaine

Geografia: Professor Ivan

História: Professor Ivan

Artes e História da Arte: Professora Sandra Guarilha

Educação Física: Professora Alessandra e Professora Sandrine

Euritmia: Professora Rita Perim

Trabalhos Manuais: Professora Fábia Neves

Marcenaria: Professor Raimundo

Professora Substituta: Professora Januária

Tutora do Fundamental I: Professora Helena

Tutora do Fundamental 2: Professora Érica

Professora de Apoio: Professora Mônica Reis

Pianista: Letícia Machado