Ensino Médio
9º ao 12º ano
Como o sol no céu
Todos os dias envia luz para a Terra,
Assim todos os dias deve minha alma
Alertar-se para o agir correto
Para que eu me torne uma pessoa completa:
Corpo, alma e espírito
Para sempre.
Rudolf Steiner
O Ensino Médio visa ao desenvolvimento do raciocínio intelectual, ao cultivo das forças criativas e à formação do caráter dos nossos jovens, promovendo o fortalecimento do intelecto, dos sentimentos e da ação no mundo. Como escola Waldorf, nossa missão é formar seres humanos livres, capazes de encontrar propósito e direção para suas próprias vidas. O Ensino Médio Waldorf visa preparar seus jovens para enfrentar o mundo por meio de experiências e vivências que os conduzem à autoeducação e os ajudam a se tornar indivíduos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem-estar social e ambiental. Nossa abordagem no ensino médio abrange um período de quatro anos, do nono ao décimo segundo ano escolar.
No Quinto Ciclo, correspondente ao 9º ano, vemos uma transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, organizado de maneira similar a este último. Além das disciplinas regulares definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nossa escola oferece uma matriz curricular variada, ampliando o campo de estudo e proporcionando aos jovens uma variedade de experiências. Isso inclui cursos como Marcenaria, Encadernação, Tecelagem, Escultura, Cerâmica, Desenho, Pintura, Macramê, História da Arte, Música, Arquitetura, Canto Coral, Orquestra, Euritmia, Tecnologia, Astronomia e Teatro. Também incorporamos experiências como Biografias, Agrimensura, Parsifal, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e a leitura de Fausto ou Grande Sertão Veredas. A cada ano, os alunos participam de estágios que proporcionam experiências significativas para suas vidas, incluindo estágios agrícolas, sociais, industriais e profissionais, respectivamente.
Todos os cursos são ministrados por professores especialistas. No 9º ano, a classe passa a ser orientada por um professor tutor, que conduz o processo pedagógico em colaboração com os jovens, suas famílias e outros professores até o final do Ensino Médio, não há o tradicional professor de classe. O tutor orienta e acompanha os jovens ao longo desse período, juntamente com professores especialistas em diferentes áreas de conhecimento.
Basicamente, em todos os níveis, a educação é, essencialmente, uma jornada de autoaprendizado. Todo processo educacional é, de fato, um ato de autoeducação, e nós, como professores e educadores, servimos principalmente como o ambiente no qual a criança educa a si mesma. Nosso papel é criar um ambiente propício para que a criança possa se educar conosco, de acordo com as necessidades de seu próprio desenvolvimento interior. Nosso Ensino Médio visa a capacitar os jovens com autonomia de pensamento, habilidade para lidar com desafios, capacidade de se relacionar com os outros e o mundo ao seu redor. Buscamos desenvolver neles o respeito pelas relações humanas, empatia pelo próximo, consciência ambiental e a expressão plena de suas individualidades para o benefício de si mesmos e de todos ao seu redor.